Sessões Temáticas

Estarão preparadas sessões temáticas organizadas com os seguintes temas

Destinos, Regiões, Empresas e Autarquias
Organização: Luis Ferreira (Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo)

  • Pretende-se discutir o papel dos destino e a sua envolvente, na qualificação turística dos territórios, e proporcionar espaço para a apresentação dos projectos mais inovadores neste domínio.

Planeamento, Produtos, Marcas e Eventos
Organização: Jorge Mangorrinha (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)

  • As problemáticas de planeamento turístico e a sua relação com a competitividade e economia, bem como os temas dedicados a marcas e eventos, merecem uma atenção dedicada pelo que significam no sector.

Formação em Turismo
Organização: Manuel Salgado (Instituto Politécnico da Guarda)

  • Porque pensar o turismo na ótica da sua qualificação implica intervenções específicas, onde o capital humano se posiciona prioritariamente na estruturação das prestações dos vários profissionais do setor, esperam-se contributos oportunos perante o atual contexto mundial das atividades turísticas.

Roteirização, Património Natural e Cultural
Organização: Luis Mota Figueira (Instituto Politécnico de Tomar)

  • São consideradas apresentações de linhas teóricas e a descrição de situações práticas de projectos numa óptica de criação e gestão de rotas turísticas e das componentes patrimoniais a elas envolventes.
     

Geografia, Turistificação e Cidades Criativas
Organização: José Manuel Simões (Universidade de Lisboa)

  • Constatando-se que os territórios e os processos de turistificação merecem contemporaneamente uma atenção redrobada, nomeadamente na ótica da economia da cultura, porque os paradigmas criativos são cada vez mais importantes na qualificação do turismo, este é um tema de grande atualidade e significado.

Artes, Turismo Cultural e Visitação
Organização: Fernando Grilo (Universidade de Lisboa)

  • Considera-se importante discutir as temáticas artísticas e os segmentos de procura turística essencialmente no domínio da visitação, porque o setor carece de narrativas turísticas inovadoras que contribuam para a melhoria da imagem dos destinos e para aumentar a estada dos turistas, mediante ofertas culturais devidamente estruturadas.